Rotas para a Sustentabilidade

As Rotas para a Sustentabilidade convidam decisores políticos, a nível Municipal, e os principais intervenientes no sistema alimentar – incluindo produtores, consumidores, associações de desenvolvimento local, chefs, entre outros – a explorar iniciativas sustentáveis nos municípios participantes. Estas visitas servem como uma plataforma para diálogo, troca de conhecimentos e construção colaborativa de estratégias para fortalecer a sustentabilidade dos sistemas alimentares locais.

Objetivos

Colaborar com decisores políticos locais para cocriar e aperfeiçoar estratégias que promovem a transição para um setor agrícola mais resiliente.

Fomentar o desenvolvimento e a adoção de iniciativas que favoreçam o consumo de produtos sustentáveis e de origem local.

Apoiar os intervenientes locais para moldar ativamente e implementar soluções que fortaleçam sistemas alimentares locais resilientes.

Os municípios participantes incluem os 12 Municípios Focais, sede das Escolas de Turismo e Hotelaria de Portugal, juntamente com os Municípios Anfitriões, selecionados pelas suas estratégias de consumo local. Este processo promove conexões, inspirando abordagens inovadoras para promover sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes.

Cada Rota poderá ter uma duração de até três dias, associando um Município Anfitrião a um grupo de Municípios Focais selecionados com base na sua proximidade geográfica. O itinerário tem em consideração os desafios, limitações e boas práticas de cada município, com visitas a iniciativas locais em diferentes regiões. A Rota conclui-se com uma sessão de reflexão para partilhar aprendizagens e desenhar, de forma colaborativa, linhas orientadoras para desenvolver em cada território.

A primeira Rota (2025) agrupa municípios por região, para promover a troca de experiências e dar a conhecer as iniciativas que fomentam o consumo local. Os participantes adquirem conhecimentos e retornam com ideias e estratégias adaptadas às realidades locais.

Na segunda Rota (2027), os Municípios Focais tornar-se-ão Municípios Anfitriões, recebendo municípios vizinhos para apresentar os seus projetos e iniciativas, influenciadas pela experiência da primeira Rota. Esta troca de conhecimentos visa fomentar a colaboração, inspirar a inovação e promover a adoção de políticas e práticas alimentares sustentáveis em toda a região.

Replicação

A equipa do GrowLIFE irá produzir três documentos para apoiar a replicação das Rotas para a Sustentabilidade:

Um Guia de Metodologias Participativas para Organizar as Rotas para a Sustentabilidade.

Um Manual de Estratégias Regionais para o Consumo Local Sustentável.

Um Manual de Estratégias Nacionais para o Consumo Local Sustentável.

Scroll to Top