O Projeto

Uma abordagem integrada para promover sistemas alimentares sustentáveis através de mudanças comportamentais transversais a todos os intervenientes.

O objetivo do GrowLIFE é contribuir para  promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a agricultura é o quinto sector que produz mais emissões de gases com efeito de estufa. Nesse sentido, o GrowLIFE representa uma resposta ao Pacto Ecológico Europeu, ao Pacto Europeu para o Clima e à Estratégia do Prado ao Prato. Só uma abordagem integrada permitirá uma transição efetiva para um sistema agrícola sustentável e resiliente às alterações climáticas, desde a produção até à distribuição e ao consumo. Para tal, é necessário promover a mudança junto de produtores, decisores políticos e consumidores. O GrowLIFE surge como um incentivo a esta mudança, através do desenvolvimento de diferentes atividades junto destes vários atores. 

O projeto realiza-se em Portugal continental, partindo de quatro Municípios Anfitrião – São Pedro do Sul, Mértola, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão – e os 12 municípios onde se localizam as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal – Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Óbidos, Portalegre, Cascais, Lisboa, Setúbal, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António (Municípios Focais).

O GrowLIFE é um projeto coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal. É financiado pelo Programa LIFE para o Ambiente e a Ação Climática.

Objetivos Principais

Assegurar uma alimentação saudável a todos

Garantir a subsistência dos agricultores

Proteger o meio ambiente

Atividades Chave

Metodologia

Metodologias Participativas

O envolvimento dos intervenientes desde o início do projeto contribui a um maior empenho dos mesmos e a uma melhor concretização das atividades.

Abordagem multistakeholder

A articulação entre todos os atores envolvidos num determinado sistema potencia uma mudança de comportamento transversal e, portanto, consistente

Transferência de conhecimento entre pares

 Esta metodologia é altamente eficaz porque é direcionada, logo mais clara e relevante para o público-alvo.

Informação Administrativa

Referência: LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE
Grant Agreement: 101074425
Duração: 5 anos – 1 de Junho de 2023 a 31 de Maio de 2028
Orçamento total: 2,421,123€
Financiamento Programa LIFE: 1,452,674€ 
Beneficiários:
Coordenador – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Participante – FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
Participante – Turismo de Portugal

Scroll to Top