Nestas visitas, produtores interessados em melhorar a sustentabilidade das suas práticas visitam produções que implementam práticas agroecológicas. O intuito das visitas é promover a partilha de conhecimento e experiência entre produtores, para que adotem práticas sustentáveis adequadas à realidade de cada um.
Objetivos
Promover o debate entre pares sobre práticas agrícolas sustentáveis e circuitos curtos de abastecimento, e o seu impacto ambiental, social e económico.
Consciencializar para a importância de criar comunidades eficientes em termos de recursos – com baixo teor de carbono e resistentes às alterações climáticas.
Capacitar os agricultores interessados em utilizar práticas agrícolas sustentáveis, através da transferência de conhecimentos entre pares e da criação de uma rede de contactos e apoio entre agricultores, que se prolongue no tempo supportive community.
Travar e inverter a perda de biodiversidade e proteger, restaurar e melhorar o solo nos agroecossistemas.s.
Atividades Principais
Visita guiada à exploração anfitriã com apresentação das práticas agrícolas sustentáveis utilizadas.
Oficina sobre um tema de interesse para os produtores.
Mesa redonda com todososparticipantespara partilha de desafios e soluções.
Prova de produtos da exploração.
Colaboração com Produtores Sustentáveis
O projeto GrowLIFE conta com a colaboração de 14 produtores sustentáveis na realização destas visitas e apoio aos seus pares.
A equipa do GrowLIFE irá produzir um Guia para a Realização de Visitas Participativas a Produções Sustentáveis, para promover a replicação desta metodologia