Rotas para a Sustentabilidade
As Rotas para a Sustentabilidade têm como objetivo incentivar os decisores políticos a apoiar políticas e práticas alimentares sustentáveis nos seus territórios. Nestas Rotas, decisores políticos e outros atores dos sistemas alimentares (produtores, consumidores, associações de desenvolvimento local, Chefs etc.) visitam iniciativas sustentáveis nos vários Municípios envolvidos, com o intuito de criarem em conjunto estratégias que promovam a sustentabilidade do sistema alimentar do seu território.
O nosso ponto de partida são os Municípios onde se localizam as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal – Municípios Focais – e quatro Municípios Anfitriões, que foram escolhidos com base nas suas estratégias de consumo de proximidade.
Município Anfitrião |
Vila Nova de Famalicão |
São Pedro do Sul |
Torres Vedras |
Mértola |
Município Focal |
Viana do Castelo, Porto, Lamego |
Caldas da Rainha, Coimbra, Óbidos |
Cascais, Lisboa, Setúbal |
Portalegre, Portimão, Faro, Vila Real de Santo António |
As Rotas ocorrerão duas vezes ao longo do GrowLIFE, em 2025 e 2027.
Cada Rota terá a duração de 3 dias e cada Município Anfitrião será emparelhado com um grupo de Municípios Focais, de acordo com sua a proximidade geográfica. Com base nos desafios, constrangimentos e boas-práticas de cada Município, a Rota incluirá visitas a iniciativas nos diversos Concelhos, terminando com uma reunião para reflexão sobre a experiência e co-construção de estratégias a implementar em cada território.
Na Primeira Rota (2025), agrupados por região, os Municípios referidos acima partilharão os seus conhecimentos e iniciativas de promoção de consumo local. Todos os participantes irão recolher conhecimentos e trazer estratégias a implementar nos seus próprios territórios, adaptadas à sua realidade local.
Na Segunda Rota (2027), os Municípios Focais assumem o papel de Município Anfitrião, convidando municípios vizinhos e apresentando as suas próprias ações e projetos de sucesso. Esta troca de conhecimentos e experiências visa promover a colaboração, inspirar a inovação e, em última análise, impulsionar a adoção de políticas e práticas alimentares sustentáveis em toda a região.
Objetivos
— Colaborar com decisores políticos locais a desenvolver e a melhorar políticas e estratégias de adaptação eficazes e eficientes no sector agrícola.
— Apoiar na criação de estratégias que promovam o consumo de proximidade de produtos sustentáveis e garantir a sua implementação.
— Promover a participação dos atores locais no desenho e implementação de estratégias para o desenvolvimento dos sistemas alimentares de base local.
A equipa do GrowLIFE irá produzir 3 documentos para promover a replicação das Rotas da Sustentabilidade:
— Guia de Metodologias Participativas para a realização de Rotas da Sustentabilidade
— Manual de Estratégias Regionais para o Consumo Sustentável de Proximidade
— Manual de Estratégias Nacionais para o Consumo Sustentável de Proximidade.