O Projeto

Uma abordagem integrada para promover sistemas alimentares sustentáveis através de mudanças comportamentais transversais a todos os intervenientes

O GrowLIFE é um projeto coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e o Turismo de Portugal. É financiado pelo Programa LIFE para o Ambiente e a Ação Climática.

O objetivo do GrowLIFE é contribuir para  promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, a agricultura é o quinto sector que produz mais emissões de gases com efeito de estufa. Nesse sentido, o GrowLIFE representa uma resposta ao Pacto Ecológico Europeu, ao Pacto Europeu para o Clima e à Estratégia do Prado ao Prato. Só uma abordagem integrada permitirá uma transição efetiva para um sistema agrícola sustentável e resiliente às alterações climáticas, desde a produção até à distribuição e ao consumo. Para tal, é necessário promover a mudança junto de produtores, decisores políticos e consumidores. O GrowLIFE surge como um incentivo a esta mudança, através do desenvolvimento de diferentes atividades junto destes vários atores. 

O projeto realiza-se em Portugal continental, partindo de quatro Municípios Anfitrião – São Pedro do Sul, Mértola, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão – e os 12 municípios onde se localizam as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal – Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Óbidos, Portalegre, Cascais, Lisboa, Setúbal, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António (Municípios Focais).

Objetivos Principais

Informar os Produtores sobre práticas agrícolas sustentáveis (por exemplo, rotação de culturas, redução da utilização de pesticidas) e auxiliá-los na sua aplicação.

Trabalhar com os Municípios para que possam implementar, ao nível local, políticas que apoiem a criação e manutenção de iniciativas/práticas agroalimentares sustentáveis, em particular que fortaleçam circuitos curtos de abastecimento. 

Informar os Consumidores sobre a importância e as vantagens de um consumo sustentável para a sua saúde, a economia local e o ambiente, de forma a permitir uma mudança de comportamento.


Metodologia

Metodologias Participativas – O envolvimento dos intervenientes desde o início do projeto contribui a um maior empenho dos mesmos e a uma melhor concretização das atividades.

Abordagem multistakeholder – A articulação entre todos os atores envolvidos num determinado sistema potencia uma mudança de comportamento transversal e, portanto, consistente.

Transferência de conhecimento entre pares – Esta metodologia é altamente eficaz porque é direcionada, logo mais clara e relevante para o público-alvo.


Atividades Principais

Visitas Participativas a Produções Sustentáveis

Visitas de produtores interessados em aprender/conhecer práticas agrícolas sustentáveis a produções que já implementaram este tipo de práticas. O intuito das visitas é capacitar esses produtores para que possam adotar práticas sustentáveis.

Rotas para a Sustentabilidade

Rotas entre Municípios Focais e Municípios Referência com o intuito de incentivar decisores políticos a promover a sustentabilidade dos sistemas alimentares a nível local, com a participação dos atores locais.

Dias Abertos de Produtores

Mostra de produtos sazonais e sustentáveis, prova e conversa aberta para sensibilizar os consumidores para a importância de um sistema alimentar de base local, e aumentar o acesso a produtos sazonais e sustentáveis. Realizam-se nas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.

Módulo Curricular e Curso Executivo para Profissionais da Restauração

Formações que irão capacitar os profissionais da restauração sobre o seu papel na transição para sistemas alimentares sustentáveis, nomeadamente na seleção e confeção de alimentos e bebidas provenientes de produções sustentáveis. Realizam-se na 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.


Informação Administrativa

Referência: LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE
Grant Agreement: 101074425
Duração: 5 anos – 1 de Junho de 2023 a 31 de Maio de 2028
Orçamento total: 2,421,123€
Financiamento Programa LIFE: 1,452,674€ 
Beneficiários:
Coordenador – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Participante – FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
Participante – Turismo de Portugal

The GrowLIFE project has received funding from the European Union under Grant Agreement n° 101074425 (LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE)​.

Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Hosted by Ciências

Designed by GrowLIFE team

Email – Símbolo
Instagram – Símbolo
Facebook – Símbolo
Linkedin – Símbolo
Scroll to Top