Rotas para a Sustentabilidade: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Turismo de Portugal promovem práticas alimentares sustentáveis em 17 municípios

Lisboa, 19 de maio de 2025– A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, anuncia o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma das atividades centrais do projeto GrowLIFE, co-financiado pela União Europeia. A primeira paragem da Rota terá lugar nos dias 30 e 31 de maio de 2025, nos municípios de São Pedro do Sul e Coimbra, reunindo atores locais, incluindo decisores políticos, técnicos municipais, produtores agrícolas, representantes de associações locais e ONGs. As Rotas para a Sustentabilidade consistem em visitas a iniciativas que promovem práticas sustentáveis e cadeias curtas de abastecimento alimentar nestes municípios. Estas visitas têm como objetivo inspirar, partilhar aprendizagens e envolver os participantes em processos participativos que ajudem a identificar novas abordagens, estratégias e ideias para reforçar ou criar iniciativas alimentares sustentáveis.

Esta primeira atividade marca o início de um ciclo de visitas que se prolongará ao longo 2025, envolvendo 17 municípios de norte a sul do país. Cada rota será uma oportunidade para fortalecer redes de colaboração, valorizar o território e promover uma visão integrada para a transição dos sistemas alimentares em Portugal.

As Rotas para a Sustentabilidade 2025 resultam de mais de um ano de trabalho conjunto com atores locais dos municípios participantes. Estes esforços estabeleceram as bases para uma abordagem integrada e colaborativa na construção de um sistema alimentar mais sustentável e resiliente em Portugal.

Primeira paragem: 30 e 31 de maio em Coimbra e São Pedro do Sul

No dia 30 de maio, o município de Coimbra será palco de um conjunto de visitas a espaços que produzem e comercializam alimentos de forma sustentável, como a Loja da Agrária, a Quinta de Agricultura Biológica Dona Rosa e a Quinta Keep Fresh. A 31 de maio, serão realizadas visitas ao Mercado Municipal de São Pedro do Sul e à Aldeia Covas do Monte.

Sobre o GrowLIFE

O GrowLIFE é um projeto de Governação e Informação em Matéria de Clima, cofinanciado pelo programa LIFE, para o Ambiente e a Ação Climática, da União Europeia, com a duração de 5 anos, de junho de 2023 a maio de 2028. O projeto visa garantir uma alimentação saudável e sustentável para todos, apoiar os meios de subsistência dos agricultores e proteger o ambiente, através de uma abordagem integrada que abrange a produção, distribuição e consumo.

Liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, o GrowLIFE envolve produtores, decisores políticos, consumidores e profissionais da gastronomia, promovendo a mudança através de metodologias participativas, transferência de conhecimento entre pares e uma abordagem multi-ator.

Para além das Rotas para a Sustentabilidade, o GrowLIFE desenvolve mais três atividades:


Visitas Participativas: Visitas a produções agrícolas dirigidas a agricultores e que promovem a aprendizagem entre pares.

Formação para Estudantes e Profissionais de Cozinha: Aulas focadas em práticas alimentares sustentáveis, dirigidas a estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e a chefs profissionais

Dias Abertos de Produtores: Eventos que aproximam produtores, chefs e consumidores, promovendo produtos locais e fomentando o diálogo sobre a sustentabilidade dos sistemas alimentares.

Para mais informações, por favor contactar:

Prof. Sara Magalhães,

Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes

University of Lisbon
snmagalhaes@fc.ul.pt

Scroll to Top