Aproximar Produtores de Consumidores: O GrowLIFE Une-se à Reforma Agrária

O projeto GrowLIFE procura fortalecer a relação entre quem produz alimentos e quem os consome — não apenas através da reflexão, mas também da ação.

Uma das formas de o fazermos é através da criação de espaços que promovem estas as ligações, tais como os Dias Abertos de Produtores  organizados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.

Queremos também garantir que as pessoas acedem mais facilmente a alimentos sustentáveis no seu dia a dia. Ao incentivar os circuitos curtos de abastecimento e o consumo de proximidade, estamos a contribuir para o desenvolvimento de redes alimentares locais mais robustas e relações mais diretas e transparentes entre produtores e consumidores.

Neste sentido temos o prazer de anunciar uma nova colaboração com a Reforma Agrária, uma plataforma online inovadora que nasceu de uma reflexão sobre a qualidade da nossa alimentação e o nosso estilo de vida — uma preocupação cada vez mais presente em contextos urbanos atuais. A Reforma Agrária funciona como um e-Marketplace de produtos agrícolas e oferece:

  • Visibilidade para os produtores locais, sem qualquer tipo de taxas ou comissões;
  • Compra e pagamento diretos, com os produtores a receberem os valores diretamente;
  • Controlo total para os agricultores, que definem os seus próprios preços, quantidades e condições de venda;
  • Compromisso com a sustentabilidade, promovendo práticas agrícolas transparentes;
  • Promoção de feiras e mercados locais, contribuindo para a dinamização de sistemas alimentares de base local;
  • Banco de trocas de sementes, onde os utilizadores podem oferecer, pedir ou trocar sementes, plantas e estacas;
  • Espaço de partilha de conhecimento, através de um grupo dedicado no Facebook;
  • Oportunidades para produtores participarem em feiras, venderem antecipadamente e coordenarem entregas;
  • Troca de informações, onde os utilizadores podem partilhar opiniões sobre mercados e eventos;

Atualmente, a Reforma Agrária reúne mais de 1.150 produtores locais, entre os quais 146 têm práticas sustentáveis certificadas.

Com esta colaboração, os produtores que colaboram com o projeto GrowLIFE poderão ser identificados na plataforma Reforma Agrária com uma etiqueta “GrowLIFE” nos seus perfis — facilitando a sua descoberta e incentivando os consumidores a apoiá-los diretamente.

Fique atent@ — em breve partilharemos mais novidades sobre como esta parceria irá contribuir para um sistema alimentar mais justo, local e sustentável.

Scroll to Top